É bem comum, durante nossas reuniões de briefing que realizamos, ouvirmos já no início da conversa frases como:
“Nem precisa de briefing, eu quero um site igualzinho o da empresa X.”
“Você conhece aquele agregador tal? Então quero exatamente os mesmos campos na minha pesquisa de imóvel.”
Quero um site como o da empresa X, como o agregador Y. Mas o que realmente é ideal para sua empresa?
Alguns simples pontos precisam ser levados em conta quando falamos na construção de site.
Qual o seu público-alvo?
Com base nele criamos o que chamamos de persona, quais são os hábitos dessa pessoa, seus interesses, do que ela gosta, que tipo de produto consome? Apenas conhecendo sua persona somos capazes de planejar um site que irá atrair os clientes corretos para seu negócio. De nada adianta milhares de acessos se nenhum deles comprar um produto ou serviço da sua empresa.
Qual o tamanho da sua carteira de imóveis?
Eu quero uma busca de imóveis com todos os campos, quero criar campos novos, adicionar uma busca por código, busca no mapa, vista da rua, destaques, promoções… A quantidade de recursos que temos à disposição é enorme porém usar todas elas ao mesmo tempo nem sempre é sinônimo de qualidade. Dependendo do tamanho da sua carteira de imóveis o ideal é utilizar uma busca mais simples, senão corremos o risco de frustrar o cliente pois ele selecionou tantos filtros que acaba não tendo resultado na busca. Então quando falamos sobre filtro a palavra é cautela.
Quero ser imobiliária digital
Outro assunto recorrente já a algum tempo, que se intensificou no último ano devido à pandemia. O conceito de imobiliária digital é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, porém precisamos pensar um pouco mais que isso, para o seu site ser digital, antes a sua imobiliária precisa ser. É preciso levar em conta como as coisas funcionam internamente, lembre-se o site nada mais é que um espelho da sua empresa. Ele precisa refletir a imobiliária, deve funcionar como ela funciona. Então antes de levar este conceito ao seu site, pare e observe como sua imobiliária funciona, faça um levantamento de seus processos e aponte tudo que precisa ser ajustado para que ela se torne realmente digital. A ideia do digital é facilitar as coisas para todo mundo, mas, e talvez, principalmente para o seu cliente.
Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a gente, nosso time poderá te ajudar a construir um site maravilhoso que esteja alinhado com a realidade do seu negócio e assim ser um sucesso.