A importância da fotografia para o seu negócio

Você sabia que a primeira fotografia feita no mundo levou 8 horas para ser gravada? Isso mesmo, Joseph Nicéphore Niépce, gravou a primeira fotografia em uma chapa de estanho recoberta de betume. Inimaginável para os dias de hoje não?

Vivemos dias em que a fotografia se tornou algo banal, após a chegada dos smartphone as fotografias estão o tempo todo ao alcance de nossas mãos. E isso por muitas vezes nos faz esquecer do poder comunicativo de uma fotografia. Fotografias despertam sentimentos, geram interesse, provocam nossos sentidos, promovem encantamento e se criadas, e utilizadas, da forma correta são uma poderosa ferramenta de negócio.

Não é só ter um celular com câmera potente ou até mesmo uma câmera profissional para se ter boas fotos. É neste ponto que chegamos à importância do estudo das técnicas de fotografia. É isso que torna as fotos feitas por profissionais tão especiais.

Nós também sabemos que nem sempre podemos pagar por um profissional (embora precisemos dizer que é altamente recomendado 😊), separamos para você alguns pontos importantes ao fazer fotos para seu negócio.

Um fotógrafo profissional é muito mais que alguém com câmera na mão.

Qualidade das fotos

Tudo hoje em dia é vendido online, é praticamente inaceitável fazer um anúncio com fotos em baixa qualidade. Mesmo que seu equipamento, câmera ou smartphone, não seja assim tão potente ainda é possível tirar fotos boas se tiver uma boa iluminação e aqui a dica de ouro é: aproveite a luz do dia. Iluminação é tudo para se ter fotos com boa qualidade, mas luz sempre indireta ok? Se colocar seu produto debaixo da luz do sol vai complicar um pouco as coisas.

Proporção

Muito cuidado ao redimensionar, manter a proporção é garantia de estética visual, que além de confiança, transmite qualidade ao seu cliente. Uma foto distorcida e com proporções erradas pode minar o encanto do cliente com seu produto. Caso tenha dúvidas, entre em contato com os responsáveis pelo site ou rede social pois eles saberão te dizer exatamente o tamanho da imagem que deverá utilizar para uma boa visibilidade.

Exaltar o que é importante

Quando estamos falando de um produto, precisamos nos colocar na posição de cliente e pensar o que ele gostaria de ver, quais detalhes de uma peça são importantes? Se estou fotografando um imóvel, qual o melhor ângulo para você mostrar a amplitude de um cômodo?

Precisamos pensar que o cliente compra o que vê, se não mostrar a ele o que é importante ele não irá se interessar por seu produto.

Edição de imagens

Muito, mas muito cuidado mesmo com a edição de imagens. Neste aspecto seu mantra é: menos é mais. Existem no mercado diversos programas de uso gratuito como o Adobe Lightroom para dispositivos móveis que nos permite acertar cores, brilho e etc. O CANVA que está disponível tanto em aplicativo quanto em sua versão online, te ajuda a salvar imagens no tamanho e proporções desejas e aplicar textos e marca d’agua em suas fotos.

A fotografia é uma ferramenta de vendas, desde um vaso à um imóvel ou carro. Use-a com sabedoria e conte com um profissional sempre que possível.  

Deixe um comentário